Na segunda rodada do Mais Médicos, 149 profissionais formados em medicina em instituições estrangeiras confirmaram sua participação no programa. Segundo o Ministério da Saúde, eles já começam o módulo de avaliação a partir do dia 7 de outubro.
Do total, 44 são brasileiros formados no exterior. Os outros 105 vem de 11 países diferentes. A maioria será destinada para cidades do sul, que receberá 61 profissionais, e do sudeste, que receberá 30 médicos. O nordeste terá 27 profissionais, o norte terá 23 e o centro-oeste, 8 profissionais. Só o estado Rio Grande do Sul receberá 31 médicos.
O grupo deve vir ao Brasil entre 4 e 6 de outubro. A exemplo da primeira turma contratada, eles terão três semanas de avaliação, a partir do dia 7, para em seguida viajarem para os municípios onde trabalharão.
De todos os médicos formados no exterior que se inscreveram para essa segunda etapa do programa, apenas 9,3% confirmaram participação. A princípio, 1.602 iniciaram o processo de inscrição, 672 foram destinados aos municípios, 532 concluíram a inscrição e só 149 tiveram a documentação validada pelos consulados.
O governo também anunciou que, dessa segunda rodada, participarão 2 mil profissionais cubanos por meio da cooperação firmada entre o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde (Opas). Na primeira rodada de seleção, 244 médicos formados no exterior foram confirmados no programa, além de 400 profissionais cubanos.
Registro
Os médicos formados no exterior selecionados na primeira etapa do Mais Médicos ainda lutam para receber o registro provisório para poderem exercer a medicina no país. Às vésperas do dia em que deveriam iniciar sua atuação nos municípios, apenas 11% haviam recebido o registro provisório.
G1