A Secretaria Estadual da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), está realizando a Oficina de Formação de Aconselhadores em DST/HIV/Aids e Hepatites virais para profissionais de saúde do sistema penitenciário do Estado. O evento ocorre até esta sexta-feira, 20, e conta com a participação de cerca de 26 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
De acordo com Rosângela Queiroz, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, a oficina tem o objetivo de formar multiplicadores em aconselhamento em DST/HIV/Aids e Hepatites virais para atuarem dentro do sistema prisional piauiense. “A parceria entre a Sejus e a Sesapi é de extrema importância para o sistema prisional do Estado. Essa em especial, se torna ainda mais importante, pois proporcionará mais rapidez na realização dos testes em HIV/Aids, já que a demanda é muito grande”, ressaltou a diretora.
Jorge Carlos do Nascimento, aconselhador do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde, falou da importância em promover a formação de aconselhadores em DST/HIV/Aids e Hepatites virais. “A formação desses aconselhadores é importante para a promoção da saúde da população carcerária piauiense, pois proporcionará uma maior rapidez no atendimento”, assegurou.
Para Lucas de Sousa, enfermeiro do setor de saúde da Penitenciária de São Raimundo Nonato, a oficina contribuirá para o constante êxito nos trabalhos de promoção da saúde dos detentos. “Participar dessa oficina está sendo muito bom, pois os conhecimentos que estamos adquirindo aqui, irá contribuir para constante êxito do serviço de saúde que oferecemos aos internos”, disse o enfermeiro.
A assistente social da Penitenciária de Parnaíba, Rosângela Oliveira, parabenizou a Secretaria Estadual da Justiça pela iniciativa. “Atividades que proporcionam a capacitação de nós servidores são sempre bem-vindas. Gostaria de parabenizar a Sejus por constantemente promover atividades como essas”, afirmou.
govpi