• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

maismedicosTeve início, na manhã desta segunda-feira, 16, as atividades referentes à Semana de Acolhimento dos Médicos Intercambistas, destinadas aos profissionais estrangeiros que vieram para o Brasil pelo acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O curso terá duração de seis dias e tem como principal objetivo apresentar aos profissionais o funcionamento do Sistema Único de Saúde, como também mostrar os principais problemas de saúde pública enfrentados no Estado e como eles terão que agir diante desses agravantes.

 

O Piauí recebeu 19 médicos estrangeiros e um brasileiro formado em Portugal, que serão alocados nos municípios de Bocaina, Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX, Esperantina e São Miguel do Tapuio.

 

 

O casal de médicos Pedro Pablo Ferrer e Yamisleidis Zaymara Lopez irá reforçar a equipe médica de São Miguel do Tapuio, que hoje conta com oito equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). “Estamos bastante ansiosos para começar a atuar em São Miguel do Tapuio, já passamos por um treinamento de três semanas no Ceará em que aprendemos principalmente sobre os problemas de saúde predominantes na região nordeste”, afirma Pedro Pablo, que já teve experiência de trabalhar em outros países, além do seu, como Guatemala, México e Venezuela.

 

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, afirma que a chegada dos médicos não poderia vir em melhor momento. “Eu me preocupo muito com o atendimento da saúde no nosso município, que é o quinto mais extenso do Estado. Pretendemos oferecer o melhor atendimento possível com a chegada desses dois médicos em nossa cidade”.

 

A diretora de Unidade Vigilância e Atenção a Saúde, Telma Evangelista está à frente da coordenação do curso, afirma que nesta semana os profissionais começarão a se apropriar dos reais problemas do Estado. “Nossa intenção é apresentar o perfil epidemiológico do Piauí, quais as nossas ações para enfrentar esses problemas, o papel da atenção básica e o que nós esperamos deles dentro dessa ação primária à saúde.”

 

 

 

As palestras serão apresentadas por profissionais das diversas áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tais como médicos, enfermeiros e dentistas. Na abertura, esteve presente na banca a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosemes), Socorro Bandeira, o prefeito da cidade de Cocal, Rubens Vieira, o representante do Ministério da Saúde de Brasília, Regis Oliveira, o professor da Universidade Federal do Piauí, José Ivo, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Teófilo Cavalcante.

 

Ascom PI