Se você gosta de chá de camomila, salsa e aipo tem mais um motivo para saboreá-los. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, eles são ricos em apigenina, que pode bloquear a habilidade das células do câncer de mama de viver muito mais tempo do que as normais, parar a propagação delas e torná-las mais sensíveis à terapia medicamentosa. Os dados são do jornal Daily Mail.
A substância ajuda as proteínas a corrigirem as anormalidades no RNA (moléculas que transportam a informação genética), que são responsáveis por cerca de 80% dos casos de câncer. “Na sua relação com um conjunto de proteínas específicas, apigenina restabelece o perfil normal em células cancerosas. Achamos que isso pode ter um grande valor clínico como uma estratégia de prevenção do câncer em potencial”, disse o cientista Andrea Doseff.
Constatou-se também que a apigenina pode atuar como anti-inflamatório. A equipe ainda vai realizar mais testes para saber doses adequadas para prevenir câncer em ratos.
Ponto a Ponto Ideias