• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Os projetos prioritários que estão sendo implantados em todo o Piauí pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) têm um grande objetivo estabelecido no modelo de gestão estratégica do Governo: oferecer mais acesso nos serviços públicos de saúde. De acordo com o secretário Ernani Maia, a determinação do governador Wilson Martins é que “as atividades implantadas através da Sesapi possam levar serviços que ofereçam a tão sonhada resolubilidade definitiva”.

 

O secretário Ernani Maia esteve no último final de semana na região Sul do Piauí e anunciou uma ação que será implantada como forma experimental, num primeiro momento, nas 13 cidades do Território Vale do Cerrado. Ernani adiantou aos 13 prefeitos da região que até junho deste ano a Sesapi implantará o Plano de Atenção Primária à Saúde.

 

“Queremos criar projetos de saúde que tenham uma continuidade, independente de quem esteja governando, pois a prioridade é conseguir instalar serviços permanentes, trazendo para todo o interior a resolubilidade definitiva, ou seja, serviços que funcionem a contento, independente da gestão. Para isso, estamos montando uma coordenação que funcionará, primeiramente, aqui nesta região Sul do Piauí”, adiantou.

 

O Plano de Atenção Primária à Saúde, segundo Ernani Maia, terá o objetito de prevenir e promover ações que combatam doenças como o diabetes e a hipertensão. “A proposta é criar estratégias aqui nesta região que possam amenizar a proliferação dessas doenças, montando um instrumento consistente de gestão que dará mais qualidade à saúde no interior do Estado”, frisou.

 

A construção desse plano faz parte das metas idealizadas pela Força Estadual do SUS (FES) e se sustenta através de investimentos em ambulâncias, profissionais, unidades de saúde, além de academias populares e concursos públicos. O plano tem previsão para ser iniciado em junho e a ideia da Secretaria de Estado da Saúde é expandi-lo de forma gradual aos demais Territórios.

 

Sesapi