O piauiense Mauro Augusto Estrêla Araújo, 25 anos, foi destaque em um site nacional especializado em vida saudável com sua história de determinação. Sem cirurgia, ele afirma ter perdido mais de 75kg, passando de mais de 160kg para os 93kg atuais.
A mudança radical começou há dois anos. Estrêla conta que sempre foi uma criança gordinha, mas que fazia muita atividade física. Na pré-adolescência, ele deixou de se exercitar e passou a comer muito. Aos 12 anos, já estava com cem quilos.
Ele revela que aos 22 anos, com 1,84 metro e mais de 160 kg, decidiu que não iria engordar mais. “Foquei na alimentação e diminuí as quantidades de comida. Passei a perder peso e fiquei superestimulado. Em oito meses perdi 25 quilos, apenas mudando os hábitos alimentares”, revelou ao site Tips4life.
Com aproximadamente 140 quilos, começou uma nova etapa: emagrecer com atividade física. “Comecei a caminhar, entrei na natação e intensifiquei a alimentação (correta). Estudava muito sobre os alimentos e seus benefícios. Quando atingi 120 quilos, entrei na musculação para tonificar os músculos e perder mais peso ainda. Eu estava correndo, nadando, treinando, dançando. Fazia atividade funcional e os quilos foram indo embora”, descreveu.
Ele afirma que não houve dificuldades neste processo. “Foi um processo muito natural, onde eu foquei e busquei informações sobre os alimentos. Você sabe que um fast food lhe faz super mal e um prato de salada com carne magra lhe faz super hiper ultra bem. Qual a dificuldade em entender isso?”, descreve.
Entretanto, Estrêla admite que seu organismo “gritava por comida” nos fins da tarde, por isso nesse horário, fugia de casa para pedalar, correr, nadar ou fazer alguma outra atividade física.
Ele afirma que a inspiração foram os próprios resultados. “Eu traçava metas, tinha um objetivo a ser alcançado, tirava força dessa situação. Usava calça 62 apertada. Fui diminuindo até chegar ao 42. Esse processo demorou menos de dois anos, foram meses de muito aprendizado”, declarou.
Atualmente, Estrêla faz treinos de musculação, aeróbico e funcional cinco vezes por semana e pedala ou corre nos feriados e fins de semana. Outro cuidado que ele afirma ter é não cometer excessos em alimentos não saudáveis. “Hoje meu exagero é com alimentos saudáveis. Abro a geladeira e vejo um queijo branco. Aí pego um blanquet, boto um damasco, uma fatia de pão integral, o restinho da salada de grãos do almoço.... exagero com alimentos saudáveis. Tenho várias receitas que não levam açúcar, trigo, gordura. Então adoro ir para a cozinha e fazer um pé na jaca saudável. Já não sinto falta de chocolates e tantas outras porcarias. Simplesmente consegui esquecer os bad foods”.
Os resultados dessa força de vontade são comemorados. “Posso falar? Sou outro ser! Eu me alunava diante da minha gordura. Existe o Mauro com 160kg e o Mauro com 65kg a menos. Minha rotina é completamente diferente, meu condicionamento físico é outro. Me supero a cada dia com atividades físicas e a autoestima está nas alturas!”, finaliza.
Cidadeverde