Se você já se sentiu cansado após devorar um belo hambúrguer, não terá dificuldades de entender o que diz uma nova pesquisa realizada pela Escola de Medicina Penn State. O estudo publicado no site da revista Sleep e divulgado pelo jornal Huffington Post, mostrou que a ingestão de maiores quantidades de gordura está associada com o aumento da sonolência diurna. Já os carboidratos garantem um aumento da agilidade.
"A sonolência diurna excessiva e fadiga estão muito presentes no mundo moderno e seguem em ascensão. Parece que uma dieta rica em gordura diminui agudamente a atenção, o que pode ter um impacto sobre as capacidades individuais e até a segurança pública", afirmou o professor Alexandros Vgontzas, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
O estudo avaliou 31 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 65 anos. Os voluntários passaram quatro noites no laboratório e tiveram seus hábitos alimentares e de sono registrados pelos pesquisadores. O resultado demonstrou uma relação entre a sonolência e gordura e carboidrato, mesmo após considerar fatores como idade, IMC, ingestão calórica e tempo de sono noturno. No entanto, os pesquisadores não encontraram vínculo entre sono e o consumo de proteína.
A alimentação não afeta apenas o sono, mas também a qualidade de seu descanso durante a noite, de acordo com a pesquisa. No estumo, aqueles que consumiam mais calorias eram mais propensas a dormir menos.
Terra