Profissionais do Hospital do Coração (HCOR) estão em Teresina desde o último sábado, 27, realizando curso de capacitação em Emergências Cardiovasculares para Rede de Atendimento à Urgência e Emergência. O curso acontece no Diferencial Buffet até essa terça-feira, 30, nos turnos manhã e tarde.
O público-alvo são médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “O curso é uma realização do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR). Eles desenvolvem este trabalho por todo o Brasil”, diz o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Telmo Mesquita.
Os alunos, que no total somam 400, assistem aula e aplicam os conhecimentos na prática ali mesmo. Para isso foram montados estandes que simulam um leito de hospital, totalmente equipado.
De acordo com a coordenadora Estadual do Samu, Christianne Rocha, os profissionais que participam do curso atuam no Território Entre Rios, na região da Grande Teresina.
“São três vertentes essenciais para o bom funcionamento deste Serviço. São atividades voltadas para cursos de BLS (Basic Life Suport), de ACLS (Advance Cardiologic Life Support) e Afecções Cardiovasculares”, afirma.
Segundo Christianne Rocha, o aperfeiçoamento no atendimento salva vidas e evita sequelas em pacientes vítimas de infarto, AVC, dentre outras ocorrências.
“São minutos preciosos que podem salvar uma vida, por isso a necessidade de um profissional qualificado para atender o chamado de forma precisa”, finaliza a coordenadora.
O principal objetivo da capacitação é a promoção integral da saúde com o objetivo de reduzir a morbimortalidade regional, preservar e desenvolver a autonomia dos indivíduos.
govpi