A dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil. Quando é uma hérnia de disco, a pessoa fica sem posição. Não consegue sentar, deitar, de todas as formas ela sente dor. Antes da cirurgia, é possível tentar outros tratamentos, como acupuntura.
A hérnia de disco pode ocorrer por causa da compressão do nervo, pelo disco em si ou pela junção das duas situações. Com a idade, o disco vai ficando mais duro e perde a elasticidade. O que devemos fazer é adequar os hábitos de vida com a condição da coluna.
De acordo com a localização da hérnia, a manifestação pode ser diferente, assim como o tratamento. Veja alguns sintomas:
Dor na região lombar
Dor piora com o movimento e melhora em repouso
Dor pode irradiar para os membros inferiores
Pode sentir formigamento
Em casos graves, pode ter perda de força e até paralisia de algum músculo
Em 80% dos casos, a hérnia é genética. Outros fatores de risco são a obesidade, sedentarismo, traumas antecedentes e problemas mecânicos da coluna. Se alguém da família teve hérnia de disco, é bom se prevenir e reforçar grupos musculares, não fumar, evitar obesidade e praticar atividade física regularmente.
Antes de pensar em cirurgia, os especialistas sempre oferecem outras alternativas: terapia manual, fisioterapia com uso de aparelho, acupuntura, pilates, alongamento. O que vai determinar o tratamento é a dor. Quando a pessoa está em crise, não é recomendado fazer massagem, alongamento ou manipular o local.
A espondilite anquilosante atinge as articulações, principalmente da coluna e da bacia. Não tem cura, mas se diagnosticada logo no começo e tratada, pode ser controlada. Veja a reportagem:
G1