A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai realizar atividades para lembrar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril. As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil esse número chega a, aproximadamente, 300 mil. São 820 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos.
De acordo com Gisela Brito, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, as atividades começam dia 26 na Unidade Escolar Teresinha Nunes. “De 8h às 10:30h vamos realizar atividades lúdicas e recreativas, distribuição e discussão de cartilhas sobre Hipertensão Arterial, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e orientação nutricional e distribuição e orientação sobre material educativo: alimentação saudável, atividade física e hipertensão arterial”, explica a coordenadora.
No dia 10 de maio é a vez do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense. Lá, será feita a apresentação do documentário Muito Além do Peso, além de distribuição e discussão de cartilhas sobre Hipertensão Arterial, dentre outras atividades.
“O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial tem como foco para 2013, a criança e o adolescente, com objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de manter a pressão arterial estável. Nessa perspectiva, convidamos as Secretarias Municipais de Saúde, NASF e Escolas com PSE, para desenvolverem atividade alusiva a esse dia, de forma a chamar a atenção para essa epidemia mundial”, alerta Gisela Brito.
Derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca e renal e morte súbita são alguns exemplos que poderiam ser evitados com a identificação precoce dos fatores de risco para as DCV e intervenções medicamentosas.
O estilo de vida inadequado, como o sedentarismo e os maus hábitos alimentares expõem precocemente as crianças e adolescentes a determinados fatores de risco que facilmente poderiam ser evitados com a prática de uma atividade física ou consumo de alimentos saudáveis.
Sesapi