Um grupo de técnicos das vigilâncias municipais de saúde que atuam em vários municípios da regional de Floriano-PI está participando de uma capacitação. A ação é uma continuidade do processo de descentralização das ações de vigilância e é uma realização da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí.
O foco é fazer com o que os técnicos assumam o trabalho de vigilância, disse a Yolanda Soares, técnica em vigilância da Secretaria de Saúde do Estado. “Tudo isso é porque vários municípios mudaram os seus gestores e com isso proporciona mudança de equipe, observamos inclusive, que muitas das pessoas que estão nesse processo de capacitação são novatas na área em que estão atuando”, colocou a técnica estadual.
O curso de capacitação tem a duração de 40 horas e é composto de aulas teóricas e práticas, principalmente na área de fiscalização de produtos e de serviços, tais como em empresas de alimento e medicamentos e abrange serviços básicos em saúde, por exemplo, são realizadas ações em salão de beleza, academia e postos de saúde. Representantes de quarenta municípios estão integrados na capacitação que terá o encerramento nessa sexta-feira, 12.
Uma das florianenses que está participando das ações é Donatila Soares, técnica da 10ª Gerência Regional de Saúde. Esses trabalhadores irão aproveitar esses conhecimentos para desenvolver nos seus locais de trabalho ações que possam contribuir com avanço da saúde nas suas cidades, disse Donatila. O trabalho compreende aos territórios dos vales dos Rios Itaueira e Piauí, mas há presenças de representantes de outros territórios, como o de Oeiras, por exemplo, e outros da região.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com