• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

h1n1Teresina entrou em estado de alerta para a Influenza A (H1N1), conhecida como a gripe A, devido o aumento de casos na capital. A informação foi confirmada nesta quarta pela Secretaria Estadual de Saúde. Este ano já foram notificados 25 casos do H1N1, crescimento de quase 40% a mais do que o ano passado.

 

Circulam no Piauí três tipos de Influenza, o H1N1, H3N2 e a Influenza B. 570 mil pessoas serão imunizadas no próximo mês contra a doença. A influenza é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum. A doença passa de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

 

Amélia Costa, coordenadora da Epidemiologia da Secretaria de Saúde, informou que tem aumentado as internações em Teresina. Em 2012 foram 38 casos notificados, sendo um confirmado laboratorialmente, e nos últimos três meses deste ano já foram registrados 25 notificações. A mais recente suspeita é de um adolescente de 15 anos que está internado no HTI, no bairro Marquês.

 

Segundo Amélia, o H1N1 é uma doença sazonal que é influenciada pelo clima. “O H3N2 foi descoberto no início do ano nos Estados Unidos e é um vírus que sofre mutações”.

 

Hospitais preparados

 

Em Teresina, nove hospitais estão preparados para receber pacientes com a gripe A. São os hospitais de Santa Maria da Codipi, Buenos Aires, Promorar, Mocambinho, Satélite, Dirceu e Hospital de Doenças Tropicais.

 

O Ministério da Saúde recomenda:

 

• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas.

• Evitar o contato direto com pessoas doentes.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.

 

Principais sintomas da gripe A

 

Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados.

 

Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostração, dificuldade respiratória e vômitos.

 

Evite tomar remédios por conta própria e procure um médico, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.

 

 cidadeverde