A Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, realizou nos dias 13 e 14 deste mês o curso de capacitação e qualificação de informações aos atendimentos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Estado do Piauí. O curso, com carga horária de 30 horas, foi direcionado aos profissionais das secretarias municipais de Saúde.
De acordo com a psicóloga e coordenadora da capacitação, Maria do Socorro Feitosa, a oficina teve como objetivo instruir a equipe gestora municipal da Atenção Básica. “A Secretaria de Estado da Saúde realizou essa capacitação em um bom momento, pois estamos em processo de renovação das equipes municipais. O curso vai aprimorar o atendimento aos nossos usuários”, comentou.
Essa primeira etapa, ministrada para mais de 40 municípios, apresentou as novas ferramentas para qualificar a gestão do cuidado aos pacientes que frequentam todos os Caps distribuídos no Estado. “Acredito que incentivar a educação permanente é uma forte ferramenta para fortalecer a gestão desses centros, que são primordiais na vida e na recuperação de centenas de pacientes”, explicou Maria do Socorro Feitosa.
A Gerência de Atenção à Saúde Mental da Sesapi é responsável pela aplicação das atividades realizadas pelos Caps. Aqueles municípios que fornecem serviços especializados a dependentes químicos e pessoas com deficiência mental, mensalmente, são monitorados pelos técnicos estaduais.
Sesapi