Realiza-se durante toda esta quinta-feira, 14, o segundo dia de capacitação sobre o sistema on-line de marcação de consultas, ministrado pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Na oportunidade, secretários municipais de Saúde de todo o Piauí debatem sobre diversos temas, especialmente, sobre as dificuldades para marcar consultas em Teresina e conseguir atendimento especializado.
A capacitação tem o objetivo de colocar o sistema on-line de marcação de consultas para melhorar a relação entre interior e capital com um funcionamento mais eficaz. A proposta é que até o fim deste mês esse sistema entre em vigor, segundo os debates que estão ocorrendo na capacitação, que se estende até essa sexta-feira, 15.
Durante três dias de trabalhos, técnicos da Sesapi treinam os profissionais de todas as secretarias municipais de Saúde do Piauí, através de monitoramento on-line, que já vem sendo testado desde 2011 e, agora, os novos gestores municipais operarão o sistema através de aulas práticas executadas no próprio mecanismo on-line.
Na oportunidade, os gestores municipais e os ministrantes abordam as principais falhas que devem ser corrigidas e as melhores formas de encaminhar o paciente para os hospitais de Teresina. “Se de um lado o operador do município comete falhas, do outro lado, temos médicos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), por exemplo, a espera de mais de 40 pacientes, em média, que marcam determinado exame e não comparecem. Isso deve ser reavaliado para não perdermos nem tempo e nem vagas”, explica a enfermeira e gerente de Auditoria da Ducara, Elizabete Monteiro.
De acordo com Patrícia Batista, diretora responsável pela Ducara, a intenção é colocar o sistema em funcionamento no máximo até o fim deste mês. “Queremos dar mais agilidade às consultas, mas, para isso, é preciso treinamento e prática por parte dos responsáveis de cada município. Por isso a Sesapi fez questão de montar toda uma estrutura de rede de computadores, com a meta de funcionarmos em todo o Piauí até o fim deste mês, levando mais esse benefício aos nossos pacientes”, frisou.
Os 224 municípios piauienses foram divididos em três grupos de 75 operadores. Cada grupo participará apenas de um dia de capacitação. Outras informações e/ou dúvidas podem ser atendidas através dos telefones (86) 3221 9196 e 3222 4135 (falar com Érika ou Denise).
govpi