Com o objetivo de proporcionar um carnaval aos foliões do Piauí mais saudável e seguro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai priorizar as cidades com o maior fluxo de pessoas durante a folia de momo. Entre elas estão Luís Correia, Barras, Floriano e Água Branca.
A supervisora do programa DST/Aids da Sesapi, Sandra Cunha, frisa que o público-alvo da campanha são jovens, e que as cidades mais movimentadas terão uma atenção redobrada. No entanto, ela adianta que qualquer município que planeje ações neste sentido terão também o apoio dos técnicos da Secretaria.
“Uma maior quantidade de insumos, cartazes e panfletos informativos serão primeiramente enviados àquelas cidades mais movimentadas. No entanto, além dos municípios que já têm o carnaval consolidado, pedimos que o restante das outras cidades encaminhem suas estratégias para a Sesapi, dentro do programa DST/Aids, pois estaremos atentos na hora de distribuir os materiais e prestar toda a assistência necessária, dependendo de cada atividade planejada”, explica a supervisora.
Perfil dos portadores de HIV no Piauí
De acordo com a Sesapi, os portadores de Aids no Piauí, na sua maioria são pessoas do sexo masculino, com idade entre 24 e 30 anos. Já os grupos de risco são homossexuais, caminhoneiros e presidiários.
Outro dado preocupante é que de 2000 a 2009, 722 pessoas morreram no Estado vítimas da doença. Só em 2012, foram notificados 266 casos novos casos de Aids. “É preciso ter a consciência que a Aids não tem cura, e sem dúvida o melhor remédio continua sendo o sexo seguro, com camisinha”, alerta Sandra Cunha.
govpi