A Secretaria de Estado da Saúde apresentou, na manhã desta segunda-feira (14), no Palácio de Karnak, o plano de ações a serem desenvolvidas em 2013. São 7 metas estratégicas que focam, principalmente, a construção de novos hospitais no Piauí. O secretário de Saúde, Ernani Maia, e sua equipe de superintendentes participaram da reunião, que contou ainda com técnicos da Secretaria de Planejamento, além do governador Wilson Martins.
Para 2013, a Sesapi elencou como principais ações a implantação do Centro de Referência Feminino em Recuperação em Crack, Álcool e outras Drogas, localizado no bairro Buenos Aires, em Teresina, onde funcionou o Centro Social Urbano (CSU); a construção de uma nova maternidade estadual; novos hospitais regionais em Picos e Floriano; a conclusão da reforma no prédio-sede da Sesapi, danificado por um incêndio; cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 11 Unidades Básicas de Saúde (UBAs).
As UPAs estão sendo construídas em Floriano, Bom Jesus, Uruçuí, Oeiras e São Raimundo Nonato. Nos dois últimos municípios, as obras aguardam apenas a finalização de detalhes técnicos para serem entregues à população. Já em relação as UBAs, serão beneficiadas as cidades de Coivaras, Curralinhos, Marcolandia, Pau Darco, Caldeirão Grande, Massapê, Pedro Laurentino, Assunção, Campo Largo, Boqueirão e Campo Grande.
Para o governador Wilson Martins, os avanços foram muito no setor desde janeiro de 2011. “Este ano vamos aumentar os investimentos em saúde. Além das sete ações apresentadas aqui hoje, acrescentamos algumas metas como a telecardiologia do HGV e Samu aéreo”, disse o governador.
O secretário Ernani Maia disse que, em um mês, as ações já começam a ser vistas. “Hoje foi a primeira reunião de monitoramento de 2013. Daqui um mês vamos fazer um novo encontro já para mostrar os primeiros resultados”, afirmou.
Em fevereiro já devem ser entregues as UPAs de Oeiras e São Raimundo Nonato, bem como o Centro de Referência Feminino em Recuperação em Crack, Álcool e outras Drogas e as primeiras UBAs.
Piaui