Um levantamento feito pela central de Regulação do SAMU aponta que aproximadamente 25.300 pessoas foram atendidas pelo serviço durante o ano de 2012, a média mental é de 1800 atendimentos na zona urbana e rural do Piauí, com exceção de Parnaíba, Picos e Teresina que não são reguladas pela central.
“Esses números são apenas uma estimativa, podendo as vezes ultrapassar a casa dos dois mil atendimentos, na sua maioria, ocorrências de doenças cerebrovasculares, ampliando assim nossa demanda nos serviços de emergência. Essas doenças são hoje a principal causa de mortes, mas temos profissionais prontos para atender”, afirma Christianne Rocha Leal, coordenadora estadual do SAMU.
A Central de Regulação do SAMU foi implantada no Estado em 2011 e atende diretamente 52 municípios que possuem bases descentralizadas. Além dos municípios pólos, o atendimento móvel se estende para centenas de municípios circunvizinhos dessas bases.
Ao todo, 730 profissionais de saúde contratados prestam atendimentos de urgência. Os samuzeiros, como também são conhecidos, vão desde motorista, enfermeiro, médico, médico regulador até telefonistas. Já para a regulação médica foram contratados 15 telefonistas e 5 rádio operadores. “Todos estes profissionais foram capacitados.
Samu Aéreo reforçam atendimento em 2013
Dentre as inúmeras ações previstas para o ano corrente, Christianne Rocha Leal adianta que o SAMU estadual contará com reforço aéreo. “Estamos empenhados em conseguir mais este serviço de extrema importância para a melhora dos nossos atendimentos, tendo em vista às distâncias no nosso estado”, finaliza.
GP1