A pior parte do mal de Alzheimer's é a de ver seu ente querido perder gradualmente a memória e se tornar somente uma sombra do que já foi um dia, mas esse quadro esta prestes a mudar.
Num estudo realizado em ratos a TFP5 (molécula milagre) foi injetado em cobaias que exibiam sintomas debilitantes da doença, cientistas descobriram que a molécula invertia do quadro da doença e restaurava a memória.
A pesquisa foi realizada em dois grupos de ratos que sofrem da doença humana equivalente ao Alzheimer, em um grupo foi injetada a TFP5 e no outro um placebo salino, depois de receber a TFP5 os sintomas nos ratos do grupo foram drasticamente reduzidos de 70 a 80 por cento e esses exibiram sinais de melhoria na memória, mas por outro lado o grupo que receberam a placebo a doença continuou se agravando como de costume.
O próximo passo e descobrir se essa molécula será tão eficiente em humanos quanto em ratos. Já que sabemos que se pode mudar efeitos moleculares básicos da doença podemos esperar tratamentos bem melhores e de maior eficácia que qualquer um que temos hoje.
Informações de The FASEB Journal