O Piauí já registrou 15.600 mil casos de dengue este ano. A capital Teresina lidera no número de notificações com pouco mais de 8.400 casos da doença. A situação tem deixado os órgãos de saúde em alerta, já que os registros já que vem sendo observado um aumento de 16% em relação ao ano passado. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
Para o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Inácio Lima, a capital apresentou este ano uma situação inesperada, já que nos anos anteriores respondia por apenas 25% dos casos registrados em todo o estado. "Teresina responde agora por mais de metade dos casos e isso chamou a atenção. É a cidade com a situação mais crítica", disse.
A cidade de Parnaíba, localizada na região Norte do estado, fica com o segundo lugar em notificações com quase mil casos da doença registrados. Em seguida vem o município de Piripiri com 556 casos notificados.
Os dados da Sesapi também mostram que cinco pessoas morreram no estado devido a dengue.
A chegada das chuvas em algumas cidades do interior do estado e na capital é motivo também de preocupação. Inácio Lima, alerta apopulação para os cuidados em casa em relação ao acúmulo de água.
"Estamos saindo de um período de extrema seca onde houve uma necessidade de armazenar água e agora entramos no período chuvoso, onde essa chuva se aloja em algum recipiente e somado a isso tem os ovos já depositamos pelo mosquito, o que se converte no risco de doenças", disse.
O coordenador recomenda aos gestores municipais que mantenham a coleta do lixo em dia para evitar a proliferação da doença. "Às famílias nós pedimos que evitem deixar reservatórios de água abertos de forma que o mosquito tenha contato", disse.
G1PI