• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

hemopiCom a chegada do fim de ano, a necessidade de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) aumenta ao mesmo tempo em que cai o número de doadores por conta das festas natalinas, viagens das férias escolares e do recesso. Preocupado com isso, o Hemopi está realizando campanhas em empresas, igrejas e repartições públicas no intuito de coletar o máximo de bolsas para garantir o estoque neste período.

 

Além dessas campanhas o Órgão está trabalhando na coleta em cidades do interior, já que o Hemocentro abastece todos os hospitais da rede pública e privada do Estado. As campanhas habituais e convocação dos doadores fidelizados prosseguem normalmente neste período.

 

Nesta quinta-feira, 13, a coleta acontece na sede do Ministério Público Estadual (MPE); na sexta-feira, 14, técnicos do Hemocentro irão ao Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE); no sábado, 15, o núcleo fará a coleta de sangue na Igreja Filafélfia, no bairro Piçarra. O calendário de coleta externa segue durante todo o mês com coletas especiais durante todos os dias.

 

A supervisora de coleta externa do Hemopi, Hortência Rocha, explicou que o trabalho de coleta será intensificado em duas frentes, na capital e no interior. “Estamos trabalhando com equipes de externa  que fazem a coleta de sangue nos bairros e outras que viajam para o interior, a nossa ideia é garantir um estoque de bolsas de sangue para as festas de fim de ano”, diz.

 

Quem quiser fazer sua doação na sede do Hemopi  basta se dirigir ao núcleo, ele funciona de segunda a sábado, no horário de 8h às 18h.  Você pode ainda agendar sua doação pela internet através do site www.hemopi.pi.gov.br

 

Para doar sangue é preciso:

 

-Ter entre 16 e 68 anos de idade;

-Pesar a partir de 50 quilos;

-Estar saudável  e alimentado;

-Apresentar documento oficial com foto;

 

Não pode doar:

Temporário:

-Gravidez;

-Gripe ou febre;

-Parto nos últimos 3 (três meses);

-Ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

 

Definitivo:

-Histórico de doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro;

-Histórico de malária;

-Tenha contraído hepatite, após os 10 anos de idade;

-AIDS/HIV;

-Uso de drogas injetáveis;

 

govpi