A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, realiza o III Fórum de Mobilização Social para o Controle do Tabaco, no dia 13 de dezembro. O objetivo é fortalecer a sociedade cível para desenvolver ações efetivas para o controle do tabaco no Piauí. O evento será das 7:30h às 13:00h, no auditório do Hemopi.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.
Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fuma.
“O consumo de derivados do tabaco continua a avançar de forma assustadora, como resultado de estratégias de mercado cada vez mais sofisticadas”, diz Gisela Maria Silva de Brito, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso
“Embora o movimento para o controle do tabagismo tenha trazido resultados importantes, em termos de redução de consumo, de adoecimentos e de mortes em parte dos países desenvolvidos, de forma global, o consumo de tabaco continua a crescer”, acrescenta a coordenadora.
Segundo dados da pesquisa, Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no Estado do Piauí aumentou de 13,3%, em 2010, para 15,3%, em 2011), na população adulta - 18 anos e mais.
Sesapi