• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Um remédio experimental para a leucemia conseguiu eliminar a doença em quase metade dos pacientes examinados em um estudo feito ao longo de um ano. Eles tinham a forma crônica da doença e já não respondiam mais a outros medicamentos, de acordo com a pesquisa.

 

Os testes do novo medicamento, chamado ponatinibe, envolveram 444 pacientes, incluindo 267 com leucemia mieloide crônica e que tinham sido tratados previamente com medicamentos mais antigos. O estudo também mostrou que 56% dos pacientes crônicos atingiram o objetivo de "grande resposta", o que significa que a doença praticamente desapareceu da medula óssea.

 

A farmacêutica responsável pela substância, a Ariad, já tinha apresentado neste ano resultados provisórios dos testes, e a Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana para controle de drogas e alimentos dos EUA, concordou em outubro em fazer uma revisão. A agência deve decidir até 27 de março de 2013 se aprova a entrada do ponatinibe no mercado.

 

"Esperamos a aprovação da FDA em algum momento do primeiro trimestre", afirmou Tim Clackson, chefe científico da Ariad. Ele disse que a empresa está preparada para lançar imediatamente as vendas do medicamento. "Acreditamos que os dados gerais dos testes sugerem atividade em todas as formas resistentes da doença", completou.

 

Reuters