• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Pesquisadores pediram a 113 estudantes norte-americanos para manterem um diário durante oito semanas sobre o consumo e hábito de fumar e os sintomas da ressaca. Aqueles que beberam muito - cerca de seis latas de cerveja por hora - e fumaram, apresentaram uma ressaca mais forte. As conclusões do estudo foram relatadas no Journal of Studies on Alcohol and Drugs e publicadas pela BBC.

 

Um dos autores do estudo, Dr. Damaris Rohsenow, do Centre for Alcohol and Addiction Studies at Brown University disse que essa conclusão aumenta a probabilidade de que existe um efeito direto do tabagismo no álcool.

 

Um porta-voz da instituição Action on Addiction chamou atenção para novas pesquisas dizendo que a interação entre o álcool e o tabagismo "é complexa". "Chegamos a conclusões com pesquisas baseadas em evidências em todas as áreas e que podem ser usadas para ajudar com o desenvolvimento de campanhas preventivas, principalmente para os jovens que, muitas vezes, experimentam o álcool, drogas e cigarros na sua adolescência", disse. "Esperamos que essa possibilidade de agravamento de ressaca por conta do tabagismo ajude-os a diminuir fumar e beber", acrescentou.

 

Medidas preventivas

Os alunos da universidade dos EUA informaram sobre o número de drinques consumidos, número de cigarros fumados e sintomas de ressaca, que incluiu o cansaço, dor de cabeça, náuseas e dificuldade em se concentrar.

 

Com isso, os pesquisadores estimaram a concentração de álcool no sangue nos diferentes sexos, levando em conta o peso da pessoa e o período em que o estudante consumiu álcool.

Depois de analisar os resultados, eles descobriram que fumar mais no dia anterior do consumo de álcool também aumentou a presença e a gravidade da ressaca no dia seguinte.

 

Amanda Sandford, gerente de pesquisa da Action on Smoking and Health disse que já que o álcool e o tabaco interagem com receptores do cérebro não é tão surpreendente que fumar aumente o risco de uma ressaca em pessoas que consomem ambas as substâncias.

Andrew McNeill, do Alcohol Studies afirmou que não há solução para evitar a ressaca, mas sugere: "não beba demais, não fique desidratado e evite as bebidas mais escuras, com maior potencial de ressaca."

 

 

Terra