• roma.png
  • vamol.jpg

valvulaaotica29112012A técnica inovadora de implante de válvula aórtica direcionada, principalmente, a pacientes acima de 60 anos e que apresentem alto risco cirúrgico, foi apresentada na manhã dessa quarta, 28, durante Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI).

 

A palestra foi apresentada pela conselheira estadual Nora Ellen. Aos 75 anos, há três meses ela quase perdeu a vida por conta de problemas cardíacos. “A cirurgia foi feita por médicos franceses, aqui mesmo, em um hospital particular, mas toda a parte de atendimento, de cuidados pós-hospitalar e toda a supervisão da cirurgia foram acompanhados por médicos piauienses. Essa fase final me deu a certeza de que brevemente teremos médicos daqui mesmo fazendo esta cirurgia”, comemora a conselheira durante sua apresentação.

 

De acordo com Nora Ellen, o procedimento se chama Transplante Transcateter de Válvula Aórtica. Foi a primeira cirurgia realizada em nível Norte/Nordeste.

 

“Garanto que nossos médicos fazem a mesma cirurgia tão bem quanto os franceses. Através de um trabalho conjunto já queremos que, nó máximo, até fevereiro de 2013 possamos levar essa cirurgia aos idosos do Piauí. A Secretaria da Saúde se mostrou solicita para capacitar os médicos que vão realizar esse procedimento. No menor espaço de tempo o SUS poderá estar cobrindo essa cirurgia”, finalizou Nora Ellen.

 

Sesapi