O Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Costa Alvarenga”, o LACEN, comemora neste sábado, 24, o seu 35º aniversário. A data será lembrada com várias ações, dentre elas, a inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores e o descerramento da placa de missão do laboratório. Logo em seguida, o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no auditório do CEREST.
O LACEN-PI foi inaugurado em setembro de 1977 e institucionalizado através da lei 3.712 de abril/1979, integrando o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, cuja regulamentação deu-se através da Portaria nº 15, de 03 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB.
Dentre os serviços oferecidos pelo laboratório está a realização de teste do pezinho, investigação de paternidade (DNA), HIV, Hepatite C, além de virologia para Dengue, Sarampo, Rubéola, Citomegalovírus, Hepatites Virais (A, B e C), Sífilis, Doença de Chagas, Toxoplasmose, Leishmaniose (cutânea e visceral), Leptospirose, dentre outros. O LACEN realiza ainda análise de controle de qualidade de produtos e Serviços tais como Águas de Hemodiálise, Água para consumo humano, alimentos e bebidas.
“Uma de nossas grandes novidades são os testes de DNA para investigação de paternidade. Estamos trabalhando a todo vapor e programando até um grande mutirão para atender solicitações da Defensoria Pública”, explica Symonara Karina, diretora do LACEN.
Quando fundado, o LACEN homenageou o doutor Costa Alvarenga, um dos grandes médicos do Piauí. Foi ele quem fez a descoberta científica da insuficiência aórtica conhecida no meio científico como “Sinal Alvarenga”.
O LACEN tem como objetivo primordial atender à comunidade através da execução das mais diversas análises de interesse em saúde pública, fazendo parte integrante da vigilância em saúde.
Sesapi