Comer um pão francês quentinho com manteiga, requeijão, maionese, margarina ou geleia é uma delícia e faz parte da vida de todo brasileiro. Mas esses acompanhamentos podem interferir na dieta, seja para perder, ganhar ou manter o peso. Por isso, é importante saber qual momento é ideal para consumir cada um deles, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Tânia Rodrigues no Bem Estar desta quarta-feira, 21.
Boa parte desses acompanhamentos tem gordura, que precisa ser ingerida sempre com moderação – principalmente no caso das saturadas, que aumentam o colesterol. Dentre as opções mostradas no programa, a manteiga com sal é que tem mais gordura saturada e também mais calorias.
O acompanhamento com menos gordura saturada é a maionese, que também é um dos que têm menos calorias, junto com a geleia 100% de fruta. A geleia não tem gordura também, mas tem mais açúcar. Já o requeijão tem mais proteína do que os outros alimentos, porém tem mais sódio. Quem ganha nessa categoria, com menos sódio, é a margarina com sal, que também faz bem para o coração.
Saber o momento de consumir cada alimento também é importante. Por exemplo, no café da manhã, como é o início do dia e a pessoa terá muito tempo para gastar energia e calorias, todas as opções são válidas. Durante a tarde, com menos tempo para gastar calorias e com o metabolismo já diminuindo seu ritmo, é melhor ingerir algo rico em proteína. No caso de pessoas sedentárias, que não fazem atividade física, as melhores opções são o requeijão e o queijo branco.
À noite, o melhor acompanhamento é a margarina, fonte de proteína. Caso a pessoa vá malhar, pode optar também pela geleia. A nutricionista Tânia Rodrigues explicou também que o miolo não é o responsável pelo ganho de peso já que o pão inteiro tem as mesmas propriedades, ou seja, deixar comer o miolo ou a casca traz o mesmo resultado.
Na enquete feita no site do Bem Estar, a maioria dos internautas respondeu que prefere comer o pão com margarina, mas a disputa foi acirrada.
G1