• roma.png
  • vamol.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), dará início à implantação do Projeto da Rede de Cuidados Continuados. Na próxima quinta-feira, 22, se realizará a primeira reunião de trabalho para apresentação da proposta de modelos de gestão da Sesapi para a Rede Hospitalar Estadual e bases para criação e desenvolvimento do referido Projeto.

 

O encontro, que será realizado das 9:00h às 16:00h, no Auditório do Hemopi em Teresina, reunirá diretores administrativos e superintendentes da Sesapi, além de técnicos, diretores e representantes dos Hospitais Estaduais, entre outros, e contará com a participação de representantes da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, de São Paulo.

 

O projeto é uma realização da Sesapi em parceria com o Ministério da Saúde, após experiência exitosa das Santas Casas de Misericórdia e do Hospital Samaritano, ambas as instituições de São Paulo, que já trabalham com a Rede de Cuidados Continuados, alcançando melhores resultados na assistência à saúde e redistribuindo, adequadamente, os leitos para os casos de extrema urgência e emergência. Os demais leitos sendo destinados aos casos crônicos ou eletivos, que não demandam, necessariamente, uma atenção médica, mas, um cuidado continuado, como a fisioterapia, por exemplo.

 

“Alguns pacientes, como os idosos, os que possuem doenças crônicas degenerativas, os politraumatizados, entre outros, após a fase aguda da doença, podem apresentar sequelas, necessitando, assim, de cuidados continuados. Esses pacientes, no entanto, ainda ocupam leitos destinados aos casos agudos, emergenciais, comprometendo a assistência em saúde aos casos mais graves”, explicou Luciane Formiga, coordenadora de Organização Hospitalar da Sesapi.

 

Além da Sesapi, também foram convocados representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Conselho Estadual de Saúde (CES/PI), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc). O encontro será dividido em três sessões: apresentação do projeto, workshop sobre as bases conceituais dos Cuidados Continuados e workshop sobre as bases conceituais da contratualização.

 

 

Govpi