Medicamentos utilizados para insônia, ansiedade ou alergias podem prejudicar a memória ou a concentração em idosos, de acordo com pesquisadores canadenses.
Até 90% das pessoas com mais de 65 anos tomam pelo menos um comprimido por prescrição. Desses, 18% se queixam de problemas de memória e apresentam alguns leves déficits cognitivos, segundo o site do jornal Daily Mail.
A lÃder da pesquisa Cara Tannenbaum, professora de medicina e farmácia da Universidade de Montreal, no Canadá, investigou quais medicamentos podem afetar a memória. O primeiro deles é o benzodiazepÃnico, usado para tratar a ansiedade e a insônia; há também os anti-histâmÃnicos e antidepressivos que podem prejudicar no processamento de informações.
Tais descobertas fizeram com que a Sociedade Americana de Geriatria recomendasse o não uso desses remédios em idosos. No entanto, a médica ressalta que cada caso deve ser abordado de forma individual.
— Apesar dos riscos conhecidos, pode ser melhor para alguns pacientes continuar com a medicação para não ter de conviver com os sintomas de seu problema.
R7