• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

dabetesO diabetes devasta a pessoa desde a artéria do pé até a artéria do cérebro e, por isso, devemos saber como repassar os cuidados necessários aos pacientes”. A afirmação é da médica endocrinologista, referência no Estado, Lúcia Farias, que abriu a programação da Oficina Estadual de Diretrizes de Hipertensão Arterial, Diabetes e Doenças Cardiovasculares. A oficina, que prossegue até ests terça-feira, 6, no Diferencial Buffet, inicia as atividades referentes ao Dia Mundial do Diabetes.

 

O evento está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação da Saúde do Adulto e do Idoso, e, entre os dias 5 e 6 de novembro, capacitará mais de 200 profissionais entre médicos, enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais e demais profissionais de todo o Estado, através de palestras e mesas redondas de técnicos do Ministério da Saúde, da Sesapi e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

Para a coordenadora técnica de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Danusa Brandão, a ideia do Governo Federal é reforçar as estratégias nos municípios na busca por melhores serviços de prevenção da doença. “Queremos mostrar aos gestores municipais que capacitando nossos profissionais de saúde, possibilitaremos melhores serviços à população, pois, além de ter um profissional atencioso, o município terá capacidade de receber com maior facilidade mais recursos, já que mostrará novas metas alcançadas, através dessas ações”, afirma.

 

De acordo com Gisela Brito, coordenadora do Adulto e Idoso, o Governo do Estado pretende não só capacitar os profissionais de saúde, mas também fazer um diagnóstico do serviço prestado nesta área Piauí a fora. “Esta oficina pretende capacitar esses profissionais de forma mais aprofundada, sobre novos métodos de prevenção do diabetes. Com a troca de experiência, poderemos também saber onde há mais necessidade de recursos e onde há experiências exitosas que possam ser aplicadas de forma correta”, explica.

 

A oficina debaterá diversos temas relacionados às metas sobre prevenção, medicamentos e alimentação. A programação tem o apoio da Supervisão do Programa Hiperdia, em parceria com a Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo - PI, Fundação Oftalmologia do Piauí e Sociedade Brasileira de Cardiologia - PI.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente, 5,8% da população, a partir dos 18 anos, têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos atingem 10 milhões de pessoas.

 

Diabetes Mellitus

 

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, muito sono no estágio inicial, cansaço, dentre outras.

 

 

govpi