Os estados do Piauí, Ceará e Maranhão trabalham em conjunto no diagnóstico e realização de testes de triagem de HIV e Hepatite C utilizando a tecnologia de biologia molecular NAT. A Análise é feita no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O teste, através dessa tecnologia, começou a ser usado desde junho deste ano para os cearenses, a partir de agora, piauienses e maranhenses integrarão o sistema e as hemorredes mandarão amostras de doadores de sangue.
O laboratório NAT do Hemoce foi escolhido pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/Ministério da Saúde) para ser Sítio Testador do NAT (SIT-NAT), sendo um dos 14 centros testadores no país.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará já realizou o teste NAT de aproximadamente 650 amostras do Piauí e Maranhão. Com a implantação do NAT, o Ceará será uma central sorológica, que atenderá as populações dos três estados que integram a rede. Além dos piauienses, cearenses e maranhenses o centro regional atenderá outros estados quando solicitado através da CGSH, por meio do Plano de Contingência, criado para atender toda a hemorrede nacional.
Teste NAT
O NAT HIV/HCV Bio-Manguinhos é uma tecnologia desenvolvida para a detecção de ácidos nucleicos virais no período da janela imunológica ou fase inicial da infecção que precede a produção sistêmica de anticorpos. A Tecnologia de Amplificação de Ácidos Nucléicos (NAT) permite diminuir o risco residual transfusional para estes patógenos, reduzindo a janela de detecção destes vírus em doadores de sangue se comparado com os testes sorológicos (ELISA anticorpo ou antígeno ou testes ELISA combinados). Diferente dos testes sorológicos, o ensaio NAT não detecta a presença de anticorpos e sim o material genético do vírus, reduzindo a janela imunológica no caso do HIV DE 20-22 dias para 10 dias e HCV de 70 dias para 11 dias.
CCom com informações do Hemoce