• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O uso regular de analgésicos, incluindo ibuprofeno e paracetamol pode aumentar o risco da perda auditiva em mulheres, de acordo com um estudo.

Cientistas de Boston, Massachusetts, analisou dados de 62.261 mulheres com idade de 31 a 48 anos, de acordo com o site Daily News.

 

Este estudo, que durou 14 anos (1995-2009) teve, ao seu final, 10.012 mulheres em que uma em cada seis relatou a perda de audição.

 

Os pesquisadores concluíram que as mulheres que usaram ibuprofeno dois ou três dias da semana, mostraram um aumento de 13% em perda auditiva.

 

Além disso, a equipe relatou que aquelas que tomaram paracetamol mostraram um risco de 11% do problema. Este mesmo subiu para 21% entre as mulheres que tomaram o medicamento de quatro a cinco dias por semana.

 

A pesquisadora chefe Sharon Curhan explica:

 

— A perda da audição pode ocorrer pelo fato desses anti-inflamatórios reduzirem o fluxo de sangue para a cóclea (porção do ouvido interno) e, assim, prejudicar a sua função.

 

Sharon também disse que caso a mulher sinta a necessidade de tomar esses remédios, é necessário consultar um médico para discutir os riscos e benefícios destes.

 

Os pesquisadores notaram, durante o estudo, que não há uma relação entre o uso de aspirinas e a perda auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o início da perda auditiva em adultos é a sexta doença mais comum em países de alta renda.

 

 

R7