• roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2024-07-23_at_10.49.06.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Doenças Transmissíveis, retomou nessa terça-feira, 11, os treinamentos para manejo clínico do tratamento da Tuberculose nos territórios de desenvolvimento do estado. Os profissionais da Sesapi estão desde ontem no Vale dos Rios e Piauí e Itaueiras, com sede em Floriano.

 

“O treinamento é voltado para profissionais de saúde envolvidos na prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento da Tuberculose”, explica Karina Amorim, coordenadora de DT.

 

Os treinamentos tiveram início no primeiro semestre onde seis territórios foram visitados. “Estamos agora na segunda etapa, restando ainda cinco territórios para serem finalizados ate final deste ano”, destaca Karina.

 

Nos dias 13 e 14 é a vez de Oeiras receber a equipe da Sesapi. “Esse treinamento tem o objetivo de atualizar médicos, enfermeiros e outros profissionais na Atenção e Vigilância Epidemiológica da doença”, diz Karina.

 

O treinamento é composto de 4 módulos interativos com casos clínicos de perguntas e respostas. “A equipe de instrutores conta com duas enfermeiras e um médico da Sesapi para repassar as atualizações e discutir casos, recomendações, protocolo do Ministério da Saúde e organização dos serviços de atenção a Tuberculose. Os profissionais de saúde da estratégia saúde da família do território devem  procurar informações na regional de saúde.”, finaliza Karina.

 

 

 Sesapi