• roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2024-07-23_at_10.49.06.jpeg

O 20º Congresso de Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que começa hoje, 12, diz que irá divulgar os números relacionados à saúde ocular da população brasileira.

 

Uma pesquisa feita pela CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) revela que em torno de 10% da população apresenta problemas visuais levando a diminuição da qualidade de vida e sua funcionalidade.

 

Além disso, cerca de 7% das pessoas que estão no ensino fundamental precisam de correções óticas.

 

Outro problema que também preocupa os oftalmologistas é o glaucoma, considerada a 3ª causa de deficiência visual no País. O professor Dr. Newton Kara José explica:

— Há dois grandes problemas relacionados à eficiência no combate ao glaucoma: facilitação no encaminhamento dos indivíduos para a realização de exames e a distribuição gratuita de colírios.

 

O estudo também revela que, até 1987, o Brasil realizava 65 mil operações de cataratas ao ano. Hoje, com o “Projeto Catarata”, da CBO e do Ministério da Saúde, as cirurgias subiram para 500 mil e, até 2013, pode chegar a 900 mil que é o número de casos.

 

Durante o congresso, especialistas irão discutir os programas de atendimento, cirurgias, prevenção das doenças visuais, entre outros. O evento ocorre até o dia 15 no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

 

 

R7