A Superintendência de Vigilância Epidemiológica do Estado do Maranhão (Suvisa-MA) confirmou que há um surto de meningite bacteriana no município de Sambaíba, distante cerca de 900 km de São Luís. Segundo dados divulgados pela Vigilância, foram registrados 13 casos com uma morte. Outros dois óbitos estão sob suspeita. A Suvisa-MA também confirmou que há seis casos em outras duas cidades vizinhas, São Raimundo das Mangabeiras e Loreto. O surto começou a ser investigado pela Suvisa-MA depois que uma mulher gestante morreu em virtude da doença.
O primeiro alerta foi dado pela Coordenação do Programa de Saúde de Sambaíba, que chegou a divulgar um relatório informando que a cidade, que tem cerca de 5 mil habitantes, tinha registrado 15 casos e confirmando três mortes em virtude da doença.
O coordenador Dorgival Pereira afirmou, quando divulgou o relatório, que já foram tomadas algumas providências.
— Estamos acompanhando a situação com relatórios diários. As aulas nas escolas da cidade já foram suspensas para evitar um maior contágio. Já descobrimos que a origem é bacteriana, mas o Ministério da Saúde é quem vai decidir se haverá o envio de vacinas para imunizar toda a população.
Em nota divulgada nesta quinta-feira, 6, a Vigilância Epidemiológica informou que todos os pacientes já estão sendo tratados no Hospital de Urgência da cidade de Balsas, a 88 km de Sambaíba. Além disso, informou que, uma vez a doença sendo de origem bacteriana, não existe vacina apropriada para esse tipo de meningite.
Contudo, o órgão estadual afirmou que já está enviando os medicamentos adequados para tratar a meningite bacteriana e profissionais irão vacinar a população contra o tipo viral da doença.
Agência Estado