• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A deputada Flora Izabel, ao discursar nessa segunda-feira, 27,sobre os 50 anos de legalização da profissão de Psicologia, afirmou que os psicólogos piauienses estão lutando pelo desmembramento do Conselho Regional da categoria que funciona em Fortaleza, no Ceará. Com isso, o Estado passará a assumir a identidade de um Conselho Regional de Psicologia. No Brasil, a profissão só passou a ser regulamentada pela Lei 4.119, do dia 27 de agosto de 1962.

 

Segundo a parlamentar do PT, em 1994, durante o primeiro Congresso Nacional de Psicologia, foi deliberado sobre a estadualização dos Conselhos Regionais no país para os Estados com número superior a 1.000 psicólogos inscritos. “Com base nisso, o Piauí pode ser desmembrado do Ceará por já ter 1.500 psicólogos inscritos na seção do conselho”, explica Flora Izabel.

 

A deputada explicou que a seção Piauí do Conselho Regional de Psicologia se configura como um espaço importante de organização da categoria acerca do fortalecimento da psicologia e do compromisso com a profissão.

 

“Os psicólogos do Piauí entendem que a descentralização administrativa, política e financeira, dará uma identidade de Conselho Regional de Psicologia a seção Piauí. Com isso, haverá uma melhoria do acesso da categoria ao seu Conselho. Os processos terão uma melhor resolutividade em função da redução da distância geográfica entre os profissionais e sua representação de classe. Hoje, o volume de trabalho dos conselhos sobrecarrega o funcionamento de apenas uma sede, atualmente na cidade de Fortaleza”, explica a deputada Flora.

 

A parlamentar lembrou que outra importante ação dos psicólogos no Piauí, além das ações em defesa de políticas públicas nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e da garantia de direitos das mulheres e das crianças e adolescentes, é a luta pela aprovação no Congresso Nacional da jornada de trabalho de 30 horas semanais e pela criação Sindicato dos Psicólogos do Piauí. “O projeto já foi aprovado no congresso recentemente e segue agora para outras comissões”, disse.

 

Foi através da lei 4.119 que o Psicólogo passou a ter o direito de usar privativamente os métodos e técnicas psicológicas com objetivos de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução dos problemas de ajustamento. Em 1980, o Brasil tinha17 mil profissionais da Psicologia congregados em oito Conselhos Regionais. Agora, de acordo com estatísticas do Conselho Federal, o número de psicólogos no país já ultrapassou a casa dos 230 mil.

 

 

Alepi

piauinoticias.com