• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola  promoveu nesta terça-feira, 14, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em Floriano, uma capacitação para os profissionais da área da saúde sobre a “Implantação do Teste de Snellen durante a Consulta de Enfermagem”.

 

A capacitação teve como objetivo capacitar e orientar os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde a avaliar o cuidado visual dos Escolares utilizando o teste de Snellen, sendo assim uma ação conjunta dos Programas Saúde da Família (PSF) e Saúde na Escola(PSE).

 

  O Coordenador do PSE Márcio Trindade ressaltou a importância de se trabalhar a prevenção e a promoção da saúde de nossossaudemarcio escolares, alem de explicar sobre o novo termo de compromisso do PSE 2012, onde estabelece metas pactuadas a serem atingidas neste ano. Durante a Capacitação foram entregue aos enfermeiros da ESF kits contendo, Material didático, esfignomanômetro adulto e infantil.


O que é?

O teste de Snellen usa uma tabela com diferentes tamanhos de letras ou formas para avaliar a acuidade visual, isto é, a nitidez da visão central. Este teste mostra com que precisão a pessoa consegue ver à distância.


O doente coloca-se de pé ou sentado a uma distância específica da tabela (normalmente 3 metros) e é-lhe pedido para cobrir um olho com um pedaço de cartão ou com a mão enquanto lê as letras com o outro olho e as diz em voz alta ao médico. Depois repete o procedimento para o lado oposto.

 

Numa clínica de oftalmologia pode existir uma versão mais sofisticada deste teste, no qual a pessoa olha para a tabela através de lentes com diferentes graduações para que o médico possa identificar a graduação correta das suas lentes dos óculos ou das suas lentes de contacto. Este teste demora apenas alguns minutos.

 

A pessoa pode saber imediatamente se a sua visão central é normal (“10/10”) ou se tem uma deficiência de visão. Os óculos não permitem corrigir todos os problemas da visão, mas o médico oftalmologista irá dizer se estes são ou não úteis.

 

 

Da redação

IMAGENS: piauinoticias.com