Trata-se de um distúrbio predominantemente feminino que ocorre quando a criança apresenta sinais de maturação sexual antes dos oito anos de idade. Nas meninas, o corpo ganha formas arredondadas, os seios e os pelos pubianos começam a crescer, seguidas da primeira menstruação, também precoce.
O distúrbio acontece com o aumento na produção do hormônio GnRH. Os riscos são grandes. Fisicamente a criança pode crescer mais rápido que outras "devido o amadurecimento dos ossos", mas também existe o risco deste crescimento cessar antes da hora.
Os níveis elevados de hormônios sexuais também podem causar problemas psicológicos, sendo que as meninas tendem a apresentar um comportamento segundo a maturidade física e não a da idade. O que pode gerar gravidez precoce e até abusos sexuais.
Os tratamentos para conter o organismo e reverter os efeitos são com hormônios para controlar a liberação das características sexuais, cessado quando a menina chega à idade da puberdade normal. É preciso discutir o tipo de tratamento com o pediatra.
Agência Estado