Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, descobriram que a vacina normalmente utilizada contra a tuberculose é eficaz no tratamento do diabetes tipo 1 em seres humanos. Ensaios clínicos mostraram que o uso da vacina modificada para elevar os níveis de um modulador do sistema imune causa a morte de células autoimunes que atacam as células secretoras de insulina do pâncreas.
A abordagem restaurou temporariamente a secreção de insulina em pacientes humanos com diabetes do tipo 1.
Em 2001, a pesquisadora Denise Faustman e seus colegas mostraram que a expressão do fator de indução de necrose tumoral (TNF), previamente mostrado para destruir células T autoreativas, curou o diabetes tipo 1 em ratos, permitindo que as ilhotas secretoras de insulina se regenerassem.
Uma vez que doses elevadas de TNF são tóxicas para os seres humanos, os ensaios clínicos usaram o bacilo de Calmette-Guérin (BCG), que eleva os níveis de TNF de forma segura.
"Nossos resultados mostram que esta vacina, simples e barata modifica a autoimunidade subjacente ao diabetes tipo 1, aumenta a produção de TNF e mata as células T causadoras de doenças e parece restabelecer rapidamente a função das células beta do pâncreas", observa a pesquisadora.
Segundo a equipe, este não é um ensaio de prevenção. "Estamos tentando criar um regime que vai realmente reverter o diabetes tipo 1 em pessoas que vivem com a doença. Prevemos que o ensaio de Fase II nos dará mais orientação para transformar BCG em um tratamento mais sustentado, incluindo a dose certa e a frequência de vacinação necessária para sustentar uma resposta terapêutica", conclui Faustman.
isaude.net