A Secretaria de Saúde de Floriano, através das coordenações da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) intensificaram as ações voltadas à saúde dos bebês e das mamães no período de 06 a 10/08/2012, quando é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A abertura foi nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, na UBS José Paraguassu e contou com a participação das coordenadoras Francimeiry Carvalho (Saúde da Mulher), Socorro Freire (ESF), Thaís Braglia (Imunização), Glorismar Barguil (CTA), médica pediatra Luciana Fragoso, odontóloga Eduarda Barbosa, além do secretário Arnaldo Messias, enfermeiras e técnicos em saúde, gestantes e mães.
De acordo com Socorro Freire, a promoção da importância da amamentação é um trabalho de rotina nos postos de saúde do município, mas durante a semana mundial do aleitamento materno todos os postos de saúde de Floriano vão intensificar as ações com a distribuição de folders explicativos, palestras, e orientações sobre a forma correta de amamentar.
Na abertura foram realizadas palestras sobre a importância do leite materno como único alimento do bebê até os 6 meses de idade e alimento complementar até os 2 anos de idade. O leite materno tem todos os nutrientes necessários ao crescimento saudável do bebê, reduzindo em 47% a mortalidade infantil, e atuando como antibiótico natural na prevenção de doenças, bem como auxiliando no nascimento dos dentes com menos desconforto para os bebês.
Em seu discurso, a coordenadora de Saúde da Mulher, Francimeiry Carvalho falou que o ato de amamentar é tão importante ao bebê quanto à mãe, porque previne problemas como o câncer de mama, de ovário e anemia. A mãe que amamenta também tem sangramento menor após o parto e perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.
SECOM