• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
 


A Prefeitura de Floriano, através da secretaria municipal de saúde começou o mês de agosto declarando guerra a duas doenças graves e quem tem sintomatologia silenciosa. Nesta quarta-feira, 01 de agosto, a praça Dr. Sebastião Martins serviu de palco para as ações de combate das Hepatites Virais B e C, no dia D contra a doença, uma promoção realizada em parceria pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s e Aids e A ESF – Estratégia de Saúde da Família.
 
hepatiteflo282012


Participaram da abertura a secretária de saúde Josélia Rodrigues, secretários Arudá Bucar (Desenvolvimento Econômico), Alexandre Silva (Ouvidoria), Glorismar Barguil (coordenadora do CTA), além da psicóloga do CTA Glória Marreiros e da enfermeira Adalgenice Cardoso, que é coordenadora de epidemiologia da secretaria de saúde.
 
 

Para o dia D de combate às Hepatites B e C, foram montados diversos stands na praça, com atendimento ao público, desenvolvimento de ações informativas com a utilização de cartazes, folders, palestras, distribuição de folhetos informativos, exposição de banner’s e manuais.



Além disso, foram realizados exames de sangue para o diagnóstico da doença e montado um posto de saúde na agencia do Banco do Brasil para a aplicação da vacina.
 
joseliarodrig282012
INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA
 A Hepatite é uma doença grave, nem sempre apresenta sintomas, podendo a pessoa ser portadora dos vírus tipo B e C sem saber. Se não for tratada precocemente, pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado. Por isso é importante fazer o exame que é disponibilizado nos postos de saúde da rede municipal.

 
 

 Uma forma de prevenir a Hepatite B é tomando a vacina oferecida pela rede pública e que é aplicada em 3 doses para pessoas até 24 anos.



Acima dessa idade, ela também é oferecida nas seguintes situações: manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com outros homens, pacientes que precisam de hemodiálise, portadores do vírus da Hepatite C, Portadores do vírus HIV, Bombeiros, Policiais e profissionais de saúde.
 
 
 
SECOM