• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

hiv copy copyA Secretária Estadual de Justiça do Piauí, através da Coordenação de Saúde, realizou nos dias 30 a 31 de julho na Colônia Agrícola Major César Oliveira, no Hospital Penitenciário Valter Alencar e na Penitenciária Regional Irmão Guido, uma ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis.

 

A ação é resultado de uma parceria entre a Sejus e a Secretaria Estadual de Saúde e visa levar até à população carcerária o conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além de possibilitar por meio de testes rápidos o diagnóstico precoce. “O grande objetivo dessa ação é levar aos detentos conhecimentos sobre as DST’S e disponibilizar um diagnóstico precoce”, disse Karina Amorim, Enfermeira e coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.

 

Durante a ação foram realizados aconselhamento individual de prevenção de HIV e Hepatite B e C, testes rápidos e distribuição de preservativos e gel lubrificante. Nas três unidades penais, 220 pessoas foram atendidas entre detentos, agentes penitenciários e policiais militares. Ao todo, 480 testes de HIV, Hepatite B e C foram realizados.

 

Segundo Agatha Knitter, coordenadora de saúde da Sejus, os diagnósticos positivos são encaminhados para tratamento no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. “Caso haja resultado positivo, a Sejus presta a assistência necessária e encaminha a pessoa para tratamento no Hospital Natan Portela”, disse Agatha.

 

Nesta quarta-feira e quinta-feira, a ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis ocorre nas Penitenciárias de Oeiras e Esperantina.


governodoestado

Foto:ojornalnet