• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Agir corretamente em uma situação de emergência não é fácil. O estresse do momento e o medo de piorar ainda mais o estado da vítima podem atrapalhar muito o socorro, por isso é preciso tentar manter a calma e a razão.

 

Essas dicas valem tanto em caso de infarto quanto de derrame, acidente de trânsito ou fratura óssea. Segundo o ortopedista Luiz Batata e a pediatra Ana Escobar, reconhecer um acidente vascular cerebral (AVC) é fundamental para evitar sequelas e mortes. No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos. Para identificar um AVC, existe um teste rápido e fácil, que pode ser feito em qualquer lugar. Primeiro, peça para a pessoa sorrir. Se um lado ficar um pouco torto, é sinal de problema.

 

O segundo passo é solicitar para que o indivíduo levante os braços por 10 segundos. Se um começar a cair, significa que um lado está mais fraco que o outro. Em terceiro lugar, peça para a pessoa repetir uma frase, como "O dia está lindo lá fora". Se ela não conseguir, leve-a imediatamente para o hospital.

 

Os médicos também destacaram a importância de ajudar uma vítima na primeira hora após o trauma – a chamada "hora de ouro". E qualquer um pode fazer isso, desde uma criança até um idoso.

 

As chances de sobrevivência aumentam muito quando a pessoa é atendida nesse período inicial. Em caso de AVC, a cada minuto sem socorro médico, as chances de recuperação diminuem consideravelmente.

 

 - Quem chega na primeira hora: de cada duas pessoas, uma fica totalmente sem sequelas

- Quem chega em 1h30: de cada quatro, uma se recupera

- Quem chega em 3h: de cada sete, uma se recupera totalmente

- Quem chega em 4h30: de cada catorze, uma fica completamente recuperada

 

Em situações de parada cardiorrespiratória, observe se a vítima está respirando, se tem algo obstruindo a passagem do ar nas vias aéreas, e inicie a massagem cardíaca, com duas compressões por segundo (mais de 100 por minuto), até o socorro médico chegar.

 

Samu

O ideal é que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado pelo número nacional 192, chegue em até 7 minutos para socorrer casos de mal súbito, parada cardíaca, infarto ou AVC. Se a ambulância demorar demais, peça ajuda e vá a um hospital.

 

O Corpo de Bombeiros também pode ajudar, pelo número 193.

 

Cuidados com a vítima:

- Não mexa em fraturas, apenas cubra-as com pano limpo se estiver exposta

- Fraturas de crianças costumam ocorrer mais no cotovelo, quando elas caem. Já nos idosos são mais no pulso e no fêmur, pela fragilidade óssea

- Só remova a pessoa de lugar se houver risco de morte

- Mexer no indivíduo pode provocar lesões na medula, paraplegia ou tetraplegia

- Objetos como bengala, guarda-chuva, ripas de madeira e jornais podem servir para amarrar o membro fraturado e virar uma “tipoia”, para controlar a dor e evitar uma piora.


Bem estar