• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

vacinapolioAté o final da tarde dessa sexta-feira, 06, o Piauí havia alcançado o índice de 91,36% de cobertura vacinal contra a poliomielite. Do total de doses de vacina a serem distribuídas no Estado, 254.147, segundo estimativas do Ministério da Saúde (MS), apenas 232.179 crianças foram vacinadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite termina nesta sexta-feira, mas os Estados e municípios que não conseguiram atingir a cobertura ideal, devem avaliar a necessidade de continuar a vacinação até cumprirem a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura.

 

De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes, os estados têm autonomia para decidir se devem continuar a vacinação e o Piauí vai seguir vacinando suas crianças até a próxima sexta-feira, 13, de forma intensificada. “Hoje, 06, resolvemos que os municípios que ainda não atingiram a meta da campanha vão continuar a vacinação até a semana que vem. Tentamos fazer a campanha de pólio num período longo para cumprir a meta. Alguns municípios nos relataram a dificuldade de chegar até a zona rural, outro problema relatado é a alimentação de dados no sistema do Ministério da Saúde. Muitos municípios vacinam e somente depois registram os dados no sistema. De hoje pela manhã até agora à tarde, com a atualização dos dados, o percentual de cobertura subiu pelo menos 3%”, ressalta.

 

Das 14,1 milhões de crianças que formam o público alvo da campanha em todo o Brasil, quase 13 milhões já foram imunizadas. O número representa 91,65% de todos os menores de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os dados são do Sistema de Informação de Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O Ministério da Saúde repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Além disso, foram repassadas também R$ 37,2 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde, aos fundos dos estados e dos municípios para operacionalização das campanhas.

 

O desempenho da campanha no Piauí foi melhor entre o grupo de crianças menores de 1 ano de idade, que das 51.058 doses a serem aplicadas, apenas 698 crianças ainda não receberam a vacina, chegando a 98,63% de cobertura vacinal. Entre as outras faixas de idade, o Piauí atingiu uma cobertura de 86,52% em crianças maiores de 1 e menores de 2 anos, 89,57% em crianças maiores de 2 e menores de 3 anos, 91,76% em crianças maiores de 3 e menores de 4 anos e 90,25% nas crianças que são maiores de 4 anos até 4 anos 11 meses e 29 dias.

 

Na campanha de vacinação realizada contra a poliomielite realizada em 2011, o Piauí atingiu a marca de 100% de cobertura vacinal, superando a meta do MS, que é de 95%. A coordenadora estadual de imunização, Doralice Lopes, conta que há muitos anos o Piauí não conseguia atingir a meta de 95% e que no ano passado essa marca foi superada duas vezes, por conta disso, a vacinação deve continuar, para que nenhum município fique com cobertura vacinal abaixo da meta. “Não adianta o estado atingir a meta de ter municípios com baixa cobertura de vacinação”, afirma Doralice.

 

As maiores cidades do estado, que impactam a cobertura vacinal por terem muitas crianças na faixa etária da campanha, imunizaram até agora: Teresina (89,69%), Picos (98,27%), Parnaíba (83,94%) e Floriano (95,21%).


Portal az