• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Remoção do apêndice não afeta as chances de uma mulher engravidar. A afirmação é pesquisadores da Universidade de Dundee, no Reino Unido. Na verdade, o estudo descobriu que mulheres que tiveram o apêndice removido eram mais propensas a engravidar mais tarde do que as que não foram submetidas à cirurgia.


O procedimento é uma das cirurgias mais comuns e geralmente é feita para tratar apendicite, uma inflamação potencialmente fatal do apêndice.


Estudos anteriores estabelecem ligação entre apendicite, rompimento do apêndice e infecções pélvicas graves após apendicectomias a risco de infertilidade. Alguns relatórios sugerem também que o trauma cirúrgico de apendicite por si só tem potencial para prejudicar a fertilidade de uma mulher, possivelmente porque o procedimento pode deixar uma cicatriz que adere às trompas de Falópio que se configura como um obstáculo para o óvulo a caminho do útero.


"Muitos pacientes pensam que podem se tornar inférteis após apendicectomia", diz o pesquisador envolvido no estudo Sami Shimi. "No entanto, quando estudei os relatórios que suportam esta tese, percebi que eram muito inconsistentes."


A equipe de Shimi então decidiu fazer um estudo maior, utilizando um banco de dados de grande porte. Os pesquisadores então utilizaram um dos maiores repositórios digitais de registros médicos do mundo, o General Practice Research Database, no Reino Unido.


Eles descobriram que das mais de 76 mil mulheres que haviam sido submetidas a uma apendicectomia, 39% tiveram uma primeira gravidez na década seguinte ao procedimento.


A taxa para o dobro de mulheres que não foram submetidas ao procedimento foi de 28%. Embora o tempo de acompanhamento tenha sido ligeiramente mais curto para este grupo, a diferença de fertilidade se manteve após a contabilização de idade, do uso de controle de natalidade, do número de internações anteriores e outros fatores.


Shimi observa que os resultados mostram que as mulheres que precisam de uma apendicectomia não devem se preocupar com problemas de fertilidade. Segundo ele, os temores sobre a infertilidade após o procedimento são infundados. “Por outro lado, não estamos dizendo que as mulheres devem ter uma apendicectomia para aumentar suas chances de fertilidade”, conclui o pesquisador.



R7