• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

hgv copyCento e cinco pessoas procuraram o Ambulatório Integrado do Hospital Getúlio Vargas (HGV), nesse sábado, 30, para participarem da Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca e HPV, cujo objetivo foi alertar a população e identificar possíveis casos suspeitos de um dos tipos mais evitáveis de câncer. A ação aconteceu de 8:00h às 12:00h e contou com a participação de médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Segundo a médica oncologista e coordenadora da campanha, Kátya Marabuco, todos que compareceram ao Ambulatório do HGV foram examinados clinicamente, e aqueles que apresentaram algum tipo de lesão suspeita foram orientados a retornarem ao Hospital para a realização de biópsia, procedimento no qual se colhe uma amostra do tecido. Os casos confirmados como positivo serão encaminhados imediatamente para tratamento.


A médica chama a atenção para a importância de se diagnosticar precocemente uma lesão com potencial de se transformar em câncer, ou mesmo diagnosticar o câncer já instalado em estágio inicial, que pode ser feito com auxílio de um profissional médico ou ainda por meio do autoexame.


"O principal sintoma do câncer bucal é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em até uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais e indolores, que podem sangrar ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Já em nível avançado, o câncer de boca tem como sintomas dificuldade da fala, do ato de mastigar e da deglutição, emagrecimento acentuado, dor, e a presença de linfadenomegalia cervical (íngua no pescoço)", explica.


Ainda de acordo com Kátya Marabuco, estudos mostram que o câncer bucal atinge mais indivíduos do sexo masculino acima dos 30 anos de idade, mas que os números estão mudando, pois a quantidade de mulheres que fazem uso do tabaco e do álcool é crescente, assim, o número de casos de câncer de boca no sexo feminino tem aumentado muito com o passar dos anos.


"Evitar o fumo e o álcool, manter a higiene bucal, fazer uma consulta odontológica pelo menos uma vez por ano e ter uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, são boas dicas para prevenir o câncer bucal. Outra recomendação importante é evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar ou chapéu de aba longa)", enfatiza.


O aposentado Roberval Pereira Nascimento, 74 anos, diz que não bebe e não fuma, mas mesmo assim resolveu participar da campanha em nome da boa saúde. "Fui avaliado e a médica disse que eu não tenho nada, que estou muito bem. Estou tranquilo, por isso procuro levar uma vida cultivando hábitos saudáveis como não beber e não fumar, e aconselho que todos façam o mesmo", enfatiza.



Governo do Estado