Nas férias escolares, o volume de arrecadações de leite materno diminui nos bancos de todo o país. Dados tabulados na coleta pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH/ Fiocruz) comprovam esta redução em todo o país, nesta época do ano.
“Este comportamento está associado ao fato de que as mulheres voluntárias, quando têm em casa outros filhos em férias, também possuem um aumento na sobrecarga das tarefas”, observa o coordenador da RedeBLH/ Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida. Segundo ele, é fundamental que as doações ocorram durante todo o ano.
O coordenador explica que o leite humano é o único alimento com concentrações ideais e propriedades nutricionais e imunológicas que contribuem para o desenvolvimento dos recém-nascidos. Segundo ele, os prematuros, que estão com baixo peso, são os principais beneficiados do leite doado. “ É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil, diminuindo índices de mortalidade. O leite é um fator vital que mistura nutrição e medicamento”, esclarece João Aprígio.
Para ser voluntária, a mulher deve estar apta a amamentar seu filho e não possuir fator de risco para a própria vida. Além de ajudar outros bebês, as mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas. “Quando o bebê nasce, a produção de prolactina aumenta e estimula as glândulas mamárias. A mulher começa a produzir leite de maneira expressiva e estabelece sincronia entre a capacidade produtora e a necessidade de alimentação do bebê”, explica João Aprígio.
“As mamas enchem muito e chegam a empedrar. A medida mais eficaz para não ter este problema é extrair o leite, aliviando o peito e facilitando a amamentação do bebê. O excedente extraído deve ser doado”, aconselha.
As mulheres em condições de serem doadoras podem entrar em contato com os bancos de leite mais próximos de suas residências. Lá serão orientadas sobre a forma correta de coleta e armazenamento.
A lista completa dos bancos de doação está disponível no portal da Rede.
Dicas para retirar o leite:
Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais
Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço
Evite conversar durante a retirada do leite, utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca
Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. As unhas devem estar sempre aparadas
Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco
Colete o leite em um copo previamente fervido
Passe o leite para o frasco com tampa e guarde no congelador ou freezer, com a data da primeira coleta
A retirada do leite deve ser manual, sem a utilização de bombinhas, para minimizar a chance de contaminação
Como preparar o frasco e o copo para esterilização:
Lavar o copo, o vidro e a tampa com detergente neutro
Enxaguar bem em água corrente
Ferver por 10 minutos em uma panela
Colocar o copo,o frasco e a tampa de boca para baixo sobre um pano limpo para escorrer
Fechar o frasco após secagem completa
Portal da saúde