A data de 26 de junho é marcada por ser o Dia Nacional contra Diabetes, uma doença que já alcançou níveis epidêmicos no Brasil. Por tanto, o dia é um alerta para a prevenção e tratamento do problema que deverá atingir 330 milhões de pessoas em todo o mundo até o ano de 2025, segundo a Federação Internacional da Diabetes.
Desse total, 80% dos pacientes viverão em países pobres, com pouco ou nenhum acesso a tratamentos que podem ajudar no controle da diabetes.
No Brasil, estima-se que existam cerca de 10 milhões de portadores de diabetes, mas apenas metade deles sabe que possuem a doença.
Atualmente, a medicina dispõe de medidas práticas para diagnosticar o problema, além de tratamentos eficazes. Existem vários tipos de aparelhos que permitem a automonitorização da diabetes e sistemas com softwares que gerenciam o bolus de insulina; transferindo informações via controle remoto da bomba via Bluetooth levando em conta a contagem de carboidrato, valor de glicemia capilar etc.
Estes aparelhos são conhecidos como monitores de glicemia ou o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SIC) e permitem gerenciar a doença de maneira moderna e segura.
O SIC, por sua vez, serve para simular a liberação natural da insulina pelo pâncreas, em um sistema totalmente automatizado, que funciona 24 horas, e ajuda o acompanhamento dos resultados das glicemias em um computador.
R7