• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

hospitaisregionaisUma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Diretoria de Unidade de Organização Hospitalar e Coordenação de Apoio e Acompanhamento aos Municípios, garantirá uma melhor assistência da saúde pública junto à população atendida pelos dez Hospitais Regionais do Piauí.



O projeto diz respeito à requalificação do acolhimento por classificação de risco, que é uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização, a fim de garantir mais bem estar à população e um atendimento reorganizado.



Na manhã desta segunda-feira, 18, os diretores e profissionais de saúde que já atuam com esse trabalho, representando os dez Hospitais Regionais, estiveram reunidos para discutir essa questão. A coordenadora de Apoio e Acompanhamento aos Municípios, Leidimar Alencar, explica que alguns desses Hospitais já desenvolvem esse trabalho e terão, pois, uma requalificação; os demais trabalharão para a implantação desse serviço.

 


“A Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), através da Diretoria de Unidade de Organização Hospitalar, a partir do monitoramento realizado na rede hospitalar entre agosto do ano passado e março deste ano constatou essas iniciativas, trazendo uma qualificação no atendimento desses hospitais. Agora, estamos discutindo diretrizes para esse projeto, que durará em torno de um ano, para a implantação do acolhimento por classificação de risco e ambiência nos Hospitais Regionais do Estado. Será reorganizado o fluxo no atendimento, com uma qualificação da atenção ao usuário”, explicou Leidimar.
 


Com o projeto em ação, o usuário terá na porta de entrada de Urgência e Emergência desses Hospitais uma equipe qualificada, enquanto profissional acolhedor, para realizar os primeiros atendimentos, reorganizar o fluxo seja para a unidade ou não, priorizando aqueles que realmente estiverem em uma situação de maior urgência ou redirecionando para a rede municipal de saúde, e até para outros serviços, como a assistência social.




Sesapi