• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

noitemaldormidaSe você dorme pouco, saiba que o hábito pode refletir negativamente na balança. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, quem não descansa o suficiente é mais propenso a optar por itens não-saudáveis, como doces e frituras, e ainda sentir mais prazer ao saboreá-los. Os dados são do jornal Daily Mail.



Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 25 homens e mulheres de peso normal. Ao longo de cinco noites, alguns deles puderam dormir por quatro horas, enquanto outros tinham permissão para ficar na cama por até nove horas. Depois, passaram pelo exame de ressonância magnética funcional enquanto olhavam para imagens de alimentos, como frutas, vegetais, pizzas, bolos e doces.



A equipe constatou que era mais provável que o centro de recompensa do cérebro se iluminasse em participantes que olhavam para guloseimas se fossem privados do sono normal. “A resposta a alimentos pouco saudáveis foi um padrão neuronal específico da restrição de sono”, disse a pesquisadora Marie-Pierre St-Onge.



“Os resultados sugerem que, sob sono restrito, as pessoas vão encontrar alimentos não-saudáveis como altamente notáveis e gratificante, o que pode levar a um maior consumo deles”, concluiu.



Ponto a Ponto ideias