Ronco, disputa pelo cobertor, movimentação. Por mais que esses incômodos sejam comuns na vida a dois, dividir a cama pode trazer benefícios à saúde. De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, publicada pelo jornal Daily Mail, protege contra doenças cardíacas, autoimunes e depressão.
Os cientistas acreditam que dormir ao lado da cara metade ajuda a reduzir o hormônio do estresse cortisol, talvez porque encoraje sentimentos de segurança. Períodos prolongados de cortisol elevado têm sido associados com um aumento de citocinas, proteínas envolvidas na inflamação que podem provocar as patologistas citadas.
“Existe uma extensa literatura mostrando que as pessoas casadas, as felizes no casamento, em particular vivem mais, mais felizes e mais saudáveis do que as solteiras ou em casamentos infelizes”, disse a pesquisadora Wendy Troxel. “Partilhar a cama também é relacionado com o aumento dos níveis de oxitocina, o hormônio do amor, conhecidos por induzir sentimentos de ligação”, acrescentou.
E as mulheres parecem colher mais benefícios em dormir com o companheiro, segundo o psicólogo Jason Ellis, diretor do Centro de Pesquisa do Sono, da Universidade de Northumbria, na Inglaterra. “Esses benefícios tendem a ser mais psicológicos do que fisiológicos, mas, no entanto, as mulheres estudadas tinham sono mais agradável e refrescante quando partilhavam a cama em comparação com os homens”, acrescentou Ellis. A explicação estaria novamente no sentimento de segurança.
Ponto a Ponto ideias